quarta-feira, 21 de maio de 2014

Flea é o melhor baixista do mundo ou é a banda que ajuda?

Nós da New Trend Projects resolvemos sair um pouco do padrão e analisar como seria o baixo de Flea do Red Hot Chili Peppers sem os demais instrumentos e abrir a seguinte questão será que o Flea é o melhor baixista do mundo como muitos dizem ou é a banda ajuda?

Analisamos cuidadosamente e pedimos para alguns Baixistas do underground Brasileiro analisarem também e saber se o baixista faz jus ao titulo de um dos melhores Baixista do mundo ou não.

Veja abaixo as respostas:


O cara é versátil, é uma peça fundamental e determinante para a identidade da banda, ele é referência para muitos e sabe mostrar o real valor do contrabaixo, e são poucos os baixistas que sabem fazer isso... Flea é um baixista completo, além de ser super original em tudo que compõe. Já imaginaram o RHCP sem ele? Como seria? (Raphael - Baixista do A-OK)

O Flea é muito loko! Na minha opinião é um dos melhores baixistas do mundo, Expressa as técnicas com muita criatividade e presença de palco. (Felipe Microfone - Baixista do MACCHINA)

Tenho minha opinião formada a respeito dos Baixos que sustentam os discos do Red Hot, Isso mesmo Sustentam, pegada com energia estasiam ou faz com que todos pulam freneticamente quase como um efeito entorpe. O Flea realmente tem o dom de entrar na mente do mundo todo e fazer todos dançarem com a ajuda do batera e o resto da banda. A influencia na Overal é clara Reggae Rock chili Peppers!
Curtam enquanto estão vivos. (Samuca - Baixista do OVERAL)

Tem uns workshop dele que são fantásticos. O produtor do álbum Californication limitou o Flea e ele teve que fazer linhas mais calmas. Eu fazia cover da banda e sempre fomos muito elogiados, já me chamaram de Flea algumas vezes. Pra mim ele é foda e curto muito ele, mas a pergunta seria, Melhor em que? o Red Hot sem ele não existiria. Em questão de técnicas conheço muitos que possuem mais conhecimento que ele pelo que conheço dele. (Bruno Airoldi - Baixista do LEKHAINA)

Ele toca de mais, o lance bem groovado, ele faz jus ao titulo de um dos melhores com toda certeza. (Edgar Pereira - Baixista do MAHABANDA)

Ele toca de mais, ele é bem criativo, e tem uma base solida no funky, ele faz jus ao titulo por causa dos ritmos qubrados e muitos slaps, um dos melhores com toda certeza. (Raphael Lopasso - ex Baixista do PHAINON)

Eu gosto de Red Hot dês de 1997, 1998 mais ou menos, O Flea foi o mestre em misturar o funky com rock, ele tem um groove que não é de um cara estudado, é alguma coisa que vem de dentro, ele senti isso, imagina, sonha. inclusive acho que ele sonha com as musicas para aplicar nas linhas dele. Foi por causa dele que comecei a gostar de baixo com captação humbucker. Resumindo ele é um Baixista Limitado de estudo mais é um musico de raça que cria coisas novas. O Flea é um cara criativo que influencia milhares de jovens e tem sucesso porque é criativo e não segue as tecnicas dos livros. (Jair Ferreira - ex Baixista do PROTEST, LYS e ERRO 404)

Eu acho o Flea um baixista fantástico. Com certeza faz juz ao nome. Técnica impecável, com muito ritmo e criatividade. Particularmente prefiro linhas melódicas sem muito virtuosismo, coisa que ele consegue fazer muito bem. Mas as vezes também acho que comete exageros devido à fama de excelente baixista, mas coisa normal de alguém que domina a técnica. (Fernão Spadotto - ex Baixista do RUDENESS e DEBATE e Metalofonista do ASSOPRO)

Para o mundo da música Pop eu vejo o Flea como um excelente baixista, mas não olho buscando virtuose, busco personalidade e criatividade. Este baixista parece ser o que mais influenciou bandas que buscaram as mesmas misturas de funk, rock e punk que o chilli peppers fez, aliás, com eximia criatividade liquidificou, triturou e registrou toda esta mistura bem próxima do improvável em seu surgimento. (Edu Zambetti - Baixista da banda de ska SAPO BANJO)

O cara é incrível! Um dos melhores! Só os discos atuais, tipo depois do Californication, que são uma bosta! Eu acho ele muito foda, mas não acompanho mas a carreira dos caras...(Lalo - ex Baixista do NITROMINDS e Baixista do STATUES ON FIRE)

Dificil falar do Flea, não tenho influencia alguma do som do cara. Acho ele foda no Red Hot, mas não é um cara que eu ouço por exemplo, Tava ouvindo o track master e é um estilo que eu não ouço mesmo gosto do cara, do trabalho, mas não tenho influencia do que ele faz. (he he he) acho que é por aí, se fosse uma banda que "nossa, o nick adora Red Hot" mas eu só acho legal e respeito.(Fabiano Nick- Baixista e Vocal do FISTT)

Falar do Flea é falar de um grande músico, ele domina a técnica do slap, sabe por boas melodias em suas linhas e também usa da simplicidade colocando nas músicas exatamente o que elas pedem. Não é a toa que ele é destaque no que faz desde os anos 80. Abrilhantando ainda mais o RHCP, tornando uma banda de destaque mundial no estilo que se propõe. (Franklin Medeiros - Baixista da banda O SURTO, BALEIA MUTANTE e DE OUTRO PLANETA)

Não sei se tenho gabarito pra dar minha opinião mas darei assim mesmo (ha ha ha). Falar do Flea é um pouco óbvio, mas pra mim, em relação a groovies ele está facilmente entre os melhores, a pegada que ele trás para o RHCP são poucos que conseguem. Tem músicas que ele teve ideias que eu jamais teria. então sim ele faz jus ao nome. (Clayton Romero - Baixista do HORACE GREEN, BRAIN STOKER e NOSSA VINGANÇA)

O Flea é um divisor na minha vida musical, pois eu comecei na música com o Punk e depois metal e trash isso foi na década de 80. Com o metal comecei a estudar música e querer me aprimorar, mas em 87 eu estava assistindo o programa Realce na gazeta, com o Mister Sam e passou o clip de jungle man, aí eu pirei com os caras fazendo um groove com atitude de punk e segui por esse caminhos. Ele e a banda são uma influência para toda uma cena musical que entrou nos anos noventa. Assim como John norwood Fisher (Fishbone) e Mike watt ( minutmen) são as principais influências para mim e para muitos baixistas. (Marinho - ex Baixista yo ho delic e Baixista do Pavilhão 9)


e vocês o que acham?


Escute as musicas do Red Hot apenas com o Bass Track e te sua opinião você também:


Funky Monks


Give it Away

By The Way


Can't Stop 


Scar Tissue


Californication


Dani California



Tell Me Baby


Naked in the Rain


Apache Rose Peacock


Biografia

Michael Peter Balzary mais conhecido pelo seu nome artístico Flea, é um baixista australiano nascido em Melbourne. Flea, que também toca o trompete e ocasionalmente trabalha como ator, é mais conhecido como baixista, co-fundador e um dos compositores da banda Red Hot Chili Peppers. Flea também é o co-fundador da Silverlake Conservatory of Music, uma organização sem fins lucrativos de educação musical fundada em 2001.

Originalmente um prodígio do trompete, Flea aprendeu a tocar baixo na escola secundária, com seu amigo íntimo (e futuro guitarrista do Red Hot Chili Peppers) Hillel Slovak, que precisava de um baixista para sua banda Anthym. Flea passou a integrar o grupo, porém abandonou-o alguns meses depois para tocar na banda de punk Fear. Logo juntou-se novamente a Slovak para formar uma banda destinada a apenas uma apresentação, com seus colegas de escola Anthony Kiedis e Jack Irons; a colaboração inesperada acabaria dando origem aos Red Hot Chili Peppers.

Altamente considerado como um dos melhores baixistas de todos os tempos, seu trabalho com a banda incorporou diversos 
estilos musicais, e abrangem, tecnicamente, desde o slap mais agressivo a métodos mais melódicos. Tem influências do funk e da música punk rock, seu estilo é primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensa a complexidade como um recurso a ser utilizado quando necessário. Além dos Chili Peppers, Flea colaborou com diversos outros artistas, incluindo o Jane's Addiction, The Mars Volta e Alanis Morissette e mais recentemente, Rocket Juice and The Moon. Em abril de 2011, a revista Rolling Stone fez uma lista dos 10 melhores baixistas de todos os tempos, com Flea em segundo.

Como ator, Flea fez diversas incursões no 
cinema, aparecendo em filmes como Back to the Future II (br: De Volta para o Futuro II/ pt: Regresso ao Futuro II, 1989), My Own Private Idaho (br: Garotos de Programa /pt: A Caminho de Idaho, 1991), e The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998).

Junto com seus companheiros de banda, antigos e atuais, Flea foi
 introduzido no Hall da Fama do Rock em 14 de abril de 2012.

Referencia Biografica: 
wikipedia