A Kantar Worldpanel divulgou hoje a segunda edição global do Brand Footprint, ranking das 50 marcas mais escolhidas pelos consumidores em diferentes setores como: alimentos, bebidas, saúde e beleza, e homecare. A pesquisa, realizada em 35 países, tem como objetivo calcular com precisão o verdadeiro alcance das marcas e quantas vezes os consumidores escolheram cada item no momento da compra. O estudo avalia produtos de consumo de massa global, regional e localmente.
Consumer Reach Point
A pesquisa utiliza uma métrica denominada CRP - Consumer Reach Points -, que pode ser usada para desenhar táticas e definir estratégias para entender porque estas marcas estão dentro da casa do consumidor, seu posicionamento no mercado, entre outros. O desempenho, a penetração e a frequência de compra do produto são os principais itens que compõem o CRP. O estudo aponta que para estar presente no ranking a empresa precisa ter uma fórmula de sucesso que integra oferta, inovação e disponibilidade ao alcance do consumidor. Além disso, uma comunicação efetiva é uma das principais características em comum entre as marcas líderes.
As marcas mais escolhidas de 2013
O levantamento mostra que a Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida no mundo, foram 5,8 bilhões de vezes que ela esteve presente na casa do consumidor em 2013, 124 milhões de vezes a mais do que no ano anterior. Esse crescimento de 2% veio principalmente da América Latina.
Já a Colgate é a marca mais escolhida no segmento de saúde e beleza, registrando aumento em 3% de sua presença global, somando 100 milhões de pontos de alcance do consumidor no ano passado. Colgate é a única marca de FMCG – Fast Moving Consumer Goods - comprada por mais de metade dos lares do mundo (63%), com uma média de seis vezes ao ano.
Quando se fala em homecare, o amaciante Downy, fabricado pela P&G há mais de 50 anos, é a marca que mais cresce no mundo e primeiro no ranking em sua categoria. Ele foi escolhido por 198 milhões de vezes no ano passado e teve um aumento de 26% de presença nos lares dos consumidores. O crescimento do produto veio principalmente de países como Brasil, Tailândia, Peru e Venezuela.
Já o Vim, marca líder em limpeza doméstica do mundo, teve seus produtos escolhidos por 534 milhões de vezes no ano passado em 12% dos lares nos países pesquisados. Seu sucesso foi impulsionado pelo lançamento de novos formatos com campanhas educativas inovadoras.
Mas quando se fala em alimentação, o ranking realizado pela Kantar Worldpanel mostra que as pessoas em todo o mundo escolhem mais a marca Maggi do que qualquer outra marca de alimentos. Fabricado pela Nestlé, as variedades de sopas instantâneas, molhos, temperos prontos e macarrão foram escolhidas mais de 2 bilhões de vezes em 2013, um crescimento de 4%. Durante a pesquisa identificou-se que com pouco tempo disponível, as donas de casa buscam por conveniência e os novos produtos Maggi, projetados para oferecer o sabor de comida caseira, atendem às necessidades dos consumidores.
Confira abaixo o Ranking Global das 50 marcas mais escolhidas:
Créditos: adnews

