terça-feira, 13 de maio de 2014

Fãs criam trailer em live-action do anime ‘Akira’


Enquanto Hollywood tenta adaptar o clássico anime Akira, que já teve até o highschoolmusical Zack Effron cotado para protagonizar, mas ainda não tem data de lançamento — as últimas notícias afirmam que o diretor será Jaume Collet-Serra(Sem Escalas, A Casa de Cera) e terá co-produção de Leonardo DiCaprio –, uma equipe de cineastas independentes lançou nesta semana um trailer do que seria um verdadeira adaptação da obra.
Dirigido pelo vietnamita Nguyen-Anh Nguyen, com uma equipe com mais de 40 integrantes, incluindo atores, o vídeo rodado no Canadá é resultado do projeto Akira Projetc, lançado no site de crowdfunding Inde GoGo em 2002. Com uma meta de US$ 7,5 mil, a campanha só conseguiu arrecadar US$ 3.428, mas mesmo assim eles conseguiram transmitir fielmente o espírito da obra original de Katsuhiro Otomo. Está tudo no vídeo: a icônica moto vermelha do protagonista Kaneda, a distópica Neo-Tóquio de 2019 e o clímax em uma cratera, com Tetsuo vestido com uma improvisada capa vermelha.
Confira o filme:

O anime em longa metragem foi lançado em 1988 de forma inovadora: foi a primeira animação a ser desenhada em 24 frames por segundo (todas são rodadas nesta taxa, mas com apenas 12 quadros desenhados, repetidos uma vez cada).
O filme, baseado em parte do mangá homônimo, se passa em uma distopia futuristaciberpunk. Kaneda e Tetsuo fazem parte de uma gangue de motociclistas. Durante uma perseguição a uma gangue rival, Tetsuo colide contra uma criança misteriosa foragida de um programa governamental de experiências psíquicas. O jovem é levado pela equipe do programa, que tenta desenvolver seus poderes, mas tudo foge do controle e ele se torna uma ameaça para a cidade inteira. Fica para Kaneda resolver o problema.
A expectativa agora com o sucesso do trailer é de, quem sabe, uma nova campanha arrecade fundos para a produção de todo o longa metragem. Talento a equipe de fãs já mostrou que tem.

Sinopse:A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruida (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gang rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente.

Akira, gira em torno da ideia básica de indivíduos com poderes sobre-humanos, em particular as capacidades psicocinéticas, mas grande parte da história não se concentra apenas nestas capacidades, mas sobretudo nas pessoas envolvidas, problemas sociais e políticos. O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna.

No manga, Akira é um personagem que surge apenas no segundo volume, enquanto que no filme, Akira foi dissecado para pesquisa e os seus restos mortais permanecem armazenados em crioconservação por baixo do Estádio Olímpico de Tóquio. Esta mudança tem um efeito dramático sobre a história. No manga, Akira e Tetsuo aliam-se e depois Akira destrói Neo-Tóquio. O manga tem muitas diferenças em relação ao filme, mas o resultado é o mesmo em ambos.

Confira o Anime Longa: