Os órfãos da premiada campanha da Nike para a Copa de 2010 (Escreva o Futuro), não se animaram muito desde o lançamento da primeira parte da campanha Arrisque Tudo para o Mundial deste ano. Entretanto, a marca acaba de divulgar um novo filme da campanha e, acredite, este não deve deixar ninguém decepcionado.
A peça chamada “Quem Ganha Fica”, que estreia hoje (25), mostra garotos que se transformam em craques durante uma pelada como Cristiano Ronaldo, Neymar, Ibrahimović e Wayne Rooney. “Nos conectamos com a paixão dos atletas pelo futebol, quer sejam os melhores do mundo que vão jogar no Brasil, ou jogadores de parques e ruas. 'Quem Ganha Fica' expõe sentimentos comuns dos jovens atletas ao redor do mundo: competir com os amigos, jogar com os seus heróis, ou sonhar em ser um deles”, comenta Davide Grasso, CMO da empresa.
O filme começa num parque com dois grupos de amigos se desafiando para um jogo no qual “quem ganha fica” – Essa característica é comum de peladas em que cada time é composto por 3 ou 4 jogadores, e os jogos são disputados num sistema de rotação onde o time que ganha a partida fica na quadra para enfrentar o próximo adversário. Logo de cara, o desafio é lançado e as apostas são feitas: “Então, acho que sou o Cristiano Ronaldo”, declara um deles.
“Temos orgulho da nossa história de campanhas de futebol divertidas e inspiradoras, que se tornaram um dos temas das conversas nos grandes campeonatos. Acreditamos no futebol corajoso, alegre e emocionante e é esse ponto de vista que desejamos divulgar”, acrescentou Grasso. “Arrisque Tudo é sobre isso. Se você estiver preparado para correr riscos, não há como prever o que você será capaz de fazer”, complementa.
“Quem Ganha Fica” tem direção criativa da Wieden + Kennedy.
Confira o filme:
Campanha Arrisque tudo
A Nike, que geralmente emprega o conceito de ousadia em sua comunicação com o público, lança hoje (1) a primeira parte da campanha #arrisquetudo (#riskeverything), com o filme de mesmo nome. Estrelando Neymar, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, o filme mostra a pressão enfrentada por alguns dos maiores jogadores do mundo neste momento em que se preparam para jogar no grande palco do futebol internacional: a Copa do Mundo.
“Qualquer jogador deseja ter a honra de representar seu país”, diz Davide Grasso, CMO da marca. “Mas essa honra traz uma pressão e uma responsabilidade enorme. O objetivo do filme é mostrar como alguns dos melhores jogadores do mundo têm sucesso lidando com tamanha pressão, graças à sua disposição em arriscar tudo”.
O filme começa com Cristiano Ronaldo andando por um aeroporto, primeiro sozinho com seus pensamentos, e depois rodeado de ávidos torcedores que desejam dar ao menos uma breve espiada no ídolo. A confusão continua quando ele está a caminho do estádio: nas ruas de Lisboa, veem-se centenas de camisas e cartazes com o rosto do craque. No rádio, o comentarista fala sobre a partida da noite anterior: “Ronaldo marca!”, “Quem mais poderia ser?” O fanatismo em torno do jogador está no auge.
Ao mesmo tempo, Rooney se veste em seu hotel enquanto a imprensa inglesa o faz lembrar o que ele já sabe: sua gloriosa carreira ainda carece de um gol pela Inglaterra no maior campeonato de futebol do planeta. Rooney é cercado por jornalistas na saída do hotel, o que representa que o atacante está sob os holofotes em seu país e também fora dele.
Neymar, que recentemente passou a vestir a lendária camisa 10 do Brasil, aparece observando do ônibus da Seleção o fanatismo da torcida brasileira. No estádio, ao longo do caminho para o campo, o jogador observa os grandes ídolos que vestiram a mesma camisa pela Seleção. Confrontando uma pressão inigualável, atordoante para quase todos os jogadores, Neymar, contrariando o status quo, esboça um sorriso.
“As expectativas – desde as esperanças de uma nação até o histórico poder de uma camisa – são enormes, mas esses são jogadores que crescem com essa responsabilidade”, acrescenta Grasso.“Esses jogadores jogam no limite porque eles sabem que grandes momentos geralmente nascem da tentativa de fazer algo totalmente fora do comum. Pense no gol de bicicleta de Zlatan ano passado, ou no de Rooney semana passada. Esses momentos de genialidade ocorrem quando escolhemos correr riscos”.
“Arrisque Tudo" foi dirigido por Jonathan Glazer e criado pela Wieden + Kennedy de Portland, Estados Unidos.
Confira o filme:
Imagens




