Uma das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios é o E-mail Marketing, que nada mais é do que um serviço de envio de emails diretos para aqueles que já são consumidores e para potenciais clientes
O mercado dos negócios está cada vez mais competitivo, visto que tem aumentado o número de pessoas que abrem as suas próprias empresas. Junto com estas mudanças no universo empresarial também surgem novas ferramentas que auxiliam na divulgação das instituições e dos seus serviços, de modo a se aproximar do público alvo.
Uma das ferramentas mais utilizadas no mundo dos negócios é o E-mail Marketing, que nada mais é do que um serviço de envio de emails diretos para aqueles que já são consumidores e para potenciais clientes. Este mecanismo é feito com o consentimento do destinatário e tem se mostrado bastante eficaz para aumentar as chances de sucesso da empresa.
Como criar um E-Mail Marketing
Para criar um E-Mail Marketing é necessário ter um site da sua empresa, pois esta ferramenta serve para atrair acessos à plataforma. Para utilizar este ferramenta é preciso reunir uma lista com os emails de todas as pessoas que pretendem receber as informações e promoções das empresas.
Para conseguir coletar os e-mails você pode criar um botão no próprio site, no qual os internautas possam se cadastrar e concordem em receber as mensagens. Feito isso, deve-se criar um e-mail da marca específico para realizar apenas esta atividade.
Depois disso é só enviar as mensagens para os endereços eletrônicos coletados. Como são muitos e-mails será preciso criar um grupo e cadastrar todos os nomes.
O que enviar pelo E-Mail Marketing
O ideal é criar textos curtos e objetivos, que realmente tenham o intuito de informar os receptores sobre os produtos que estão sendo ofertados. Além disso, caso trabalhe com blogs informativos e tenha o interesse de ganhar com as visitas (adsense ou afiliados), você pode enviar no e-mail marketing a lista dos posts publicados da semana.
Os textos devem ser claros e sem abreviações, pois isto pode confundir o leitor. Também é recomendado utilizar imagens para que os clientes entendam a mensagem com mais facilidade.
Para facilitar o entendimento dos consumidores, o ideal é colocar links diretos para o site, produtos ou posts. Com isso será mais fácil levá-los para o site.
No geral, os administradores do E-Mail Marketing devem enviar mensagens informativas e promoções, somente coisas que sejam do interesse dos clientes, caso contrário pode fazer com eles deixem de abrir o link e visitar o site, diminuindo as possibilidades de a empresa aumentar os seus lucros.
É importante deixar claro no final da mensagem que o email é apenas para disparar mensagens referentes aos serviços e produtos da marca, evitando que o receptor responda e fique sem uma resposta.
Como usar o E-Mail Marketing
Para que o E-Mail Marketing realmente seja funcional e aumente os rendimentos da marca, é necessário saber como usá-lo adequadamente para atingir os clientes. Os emails devem ser mandados com frequência, mas não ao ponto de irritar as pessoas, fazendo com que elas desfaçam o cadastro.
Para que o E-Mail Marketing realmente seja funcional e aumente os rendimentos da marca, é necessário saber como usá-lo adequadamente para atingir os clientes. Os emails devem ser mandados com frequência, mas não ao ponto de irritar as pessoas, fazendo com que elas desfaçam o cadastro.
Para manter o contato com os consumidores o ideal é enviar emails duas vezes por semana. Não é recomendado enviar mensagens com conteúdos irrelevantes, deve-se manter o foco no que se quer transmitir e dessa forma criar um laço com o público alvo.
Para aprimorar o funcionamento do E-Mail Marketing você pode instalar um software de visualizações, identificando quais são os links que mais interessaram os clientes e os fizeram ir até o site. Com isso será possível separar os endereços eletrônicos por assuntos, enviando para os receptores somente as atualizações que forem do seu agrado.
Layout do email
Você sabia que o layout influencia – e muito – nos resultados da suas campanhas de email marketing? Existem diversos estudos, realizados pelas mais variadas instituições de renome do mundo, mostram que as pessoas são influenciadas de acordo com a disposição das informações em um material gráfico.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o mapa de calor em um material gráfico. Ele mostra para onde o olhar do usuário é conduzido, como na figura abaixo.
Em primeiro lugar, um email marketing não pode parecer um simples anúncio. Isso irrita o usuário, que, certamente, tem várias mensagens para ler e não dará atenção àquela que deseja o dinheiro dele! Por isso, a campanha precisa ser atrativa, dialogar com a pessoa. Um design clean, títulos atraentes e diretos e marcações precisas valem ouro.
A mensagem precisa ser curta. A criatividade é bem-vinda, mas com objetividade.
Os links de ação, isto é, aqueles que levarão o usuário à loja virtual, precisam ter destaque. E, além disso, é importante que eles direcionem o consumidor para as páginas certas, em que ele encontrará os produtos anunciados e na qual já pode fechar a compra.
Por fim, saiba que é importante realizar testes para avaliar o padrão de comportamento do público alvo. Neste contexto, é preciso compreender o que traz mais resultados positivos: que tipo de layout, quais chamadas, que promoções? São perguntas que devem ser respondidas (e questionadas novamente, pois os padrões mudam).
Roteiro: Matheus Amaral e Felipe Pereira
http://www.fbits.com.br/f-mail/como-o-layout-pode-influenciar-campanhas-de-email-marketing/

