quarta-feira, 30 de julho de 2014

Campanha contra o racismo dá voz e corpo ao preconceito


Uma nova campanha da australiana Beyondblue, ONG que pretende chamar atenção para os perigos da depressão e ansiedade, deu voz e corpo ao preconceito. O objetivo é mostrar como o "racismo casual" pode afetar as pessoas e deixá-las tristes.

Criada pela agência Marmalade Melbourne, a ação mostra, por meio de diferentes cenas, um personagem sombrio que cochicha ao pé do ouvido frases preconceituosas sempre que um aborígene aparece.

Numa das situações representadas, um rapaz está sentado no que parece ser um shopping, quando um sujeito senta ao seu lado. "Você não vai ficar sentado aí, né?", diz o personagem sombrio do filme.
Em outra cena, uma moça com traços aborígenes entra numa loja. Ao balconista, o rapaz diz: "O que você acha que ela está tramando?".

A campanha traz também um making of que mostra os próprios atores do filme relatando experiências reais de racismo. Aliás, o rapaz que interpreta o passageiro do ônibus teve uma experiência semelhante nos anos 80. Durante uma viagem num trem lotado, havia um lugar vazio ao seu lado. Mas ninguém sentava.

O vídeo foi feito especialmente para combater o preconceito contra os aborígenes australianos, mas é uma campanha válida para combater qualquer tipo de racismo. "Pare. Pense. Respeite", diz o mote da ação.

Por que uma pessoa deve ser tratada mal só por ser quem ela é?

Confira:

Veja o making of:

Créditos: Adnews

terça-feira, 29 de julho de 2014

Pernambucanas transforma ponto de ônibus em smartphone gigante

 

Você já imaginou um ponto de ônibus com telas sensíveis ao toque, câmera fotográfica e internet? De 29 de julho a 4 de agosto, a Pernambucanas transformará painéis da Otima em “smartphones gigantes” para divulgar os produtos de telefonia de suas lojas. Trata-se de uma ação interativa da nova campanha #CadeMeuCelular, criada pela JWT, que vai proporcionar aos consumidores a experiência de um smartphone e estimular o acesso a essa tecnologia.

Os usuários poderão tocar na tela para ativar a câmera do aparelho, tirar selfies e acessá-las no facebook da marca. É a primeira vez que uma ação deste tipo é promovida nas ruas no Brasil. Nos painéis, também será possível localizar no mapa as lojas mais próximas e conferir ofertas de telefonia e looks de moda, além de acessar uma rede wi-fi no local.

As unidades do Celular Interativo Pernambucanas poderão ser conferidas nos abrigos da Av. Paulista, 2313; da Av. Faria Lima, 1384, e da Av. Chucri Zaidan, 111. Além das peças especiais, faces publicitárias convencionais espalhadas na cidade de São Paulo apoiarão a divulgação da campanha. Como a ação começa na próxima quarta, ainda não há imagens das instalações, apenas a reprodução abaixo:


Créditos: Adnews

Mais empresas desistem de candidatos por postagens em redes

Levantamento mostra que mais da metade das companhias que pesquisam os perfis de candidatos nas redes sociais antes de contratar já tiveram surpresas desagradáveis


São Paulo - Faz tempo que as redes sociais deixaram de ser só uma ferramenta para se comunicar com os amigos e se tornaram uma espécie de portfólio.  Se por um lado o que se compartilha na internet pode levar alguém ao sucesso instântaneo, por outro, pode queimar o filme. E isso também vale para o mundo corporativo. 

Uma pesquisa do site de anúncios de empregos CarrerBuilder
 divulgada nesta segunda-feira mostra que o número de companhias que eliminam candidatos deprocessos seletivos por conta de postagens na internet tem crescido nos últimos três anos.
Em 2012, 34% dos empregadores que pesquisam os perfis de aspirantes a funcionários em redes sociais disseram ter encontrado conteúdos que os fizeram desistir de contratá-los. Em 2013, esse índice subiu para 43% e chegou a mais da metade (51%) deles este ano. 
Entre os principais motivos que fizeram as empresasdispensarem os candidatos estão a divulgação de fotos provocativas ou inapropriadas (46% dos casos), de imagens em que eles aparecem bebendo ou usando drogas (41%) e postagens em que eles falam mal de outras organizações e empregados (36%).
Lado bom
Uma em cada três companhias disse ter encontrado nas redes sociais atividades que influenciaram positivamente na contratação de funcionários. Entre elas estão postagens que indicam senso de adequação cultural (46%), que reforçam qualificações (45%) e passam uma imagem profissional (43%). 
O CarrerBuilder trabalha com mais de mil empresas parceiras ao redor do mundo. 
Créditos: Exame

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Lázaro Ramos conta histórias de participantes da campanha do Novo Ka

A campanha de pré-lançamento do Novo Ford Ka, liderada pela Blue Hive,  tem foco nas histórias de vida de consumidores reais. Para isso, o ator Lázaro Ramos irá encenar e ajudar a selecionar os roteiros que destacam conquistas e momentos da vida de alguns participantes da campanha. O Novo Ka está sendo relançado como modelo global.

Com o nome “O Começo de Uma Grande História”, a campanha utiliza a técnica de projeção mapeada para contar essas histórias, permitindo a interação de Lázaro Ramos com as imagens projetadas de maneira bastante inusitada.

“Nosso objetivo é mostrar as conquistas das pessoas e como o carro se mantém presente nestes grandes momentos da vida delas”, afirma Vico Benevides, Diretor Executivo de Criação da Blue Hive. Ao todo serão contadas 5 histórias, e além de 3 conquistas de consumidores reais, a Ford conta em um dos filmes a trajetória da atriz Fernanda Paes Leme, que apresentou o Novo Ka durante o programa SuperStars da Rede Globo. Um engenheiro da Ford, que participou do projeto de concepção e produção do Novo Ka também terá sua história contada. 

A campanha marca também um momento histórico pela Ford, que com a entrada do Novo Ka passa a ter uma linha de veículos 100% global.

Confira o vídeo:

Ficha Técnica da ação “Dirija Minha História”:
TÍTULO: Dirija Minha História
CLIENTE: Ford
PRODUTO: Novo Ka
DIREÇÃO EXECUTIVA DE CRIAÇÃO:  Vico Benevides
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Rafael Freire e Marcelo Jesus
DIREÇÃO DE ARTE: Marcelo Mariano, Maurício Tonon
REDATOR: Rafael Freire, Pedro Furtado, Ana Dellabarba
PLANEJAMENTO: Dorian Dack, Leandro Thot
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO: Rosália Oliveira
MÍDIA: Ricardo Medeiros, Edera Bonato, Gabriela Dib, Beatriz Guerzoni e Alexandre Mantovani
ATENDIMENTO: Sergio Silveira, Daniel Baena, Graziela Guido e Aline Souza
APROVAÇÃO CLIENTE: Oswaldo Ramos, Mauricio Greco, Andrea Colpas, Juliana Cardamone
PROJETOS: Marcos Richter
RTVC: Luana Aghata e Izabel Soares
DIRETOR CINEMATOGRÁFICO: Gian Carlo Belloti
DIRETOR FOTOGRAFIA:  Rodolfo Ancona Lopes (RUDA)
PRODUTORA: Sentimental
MONTADOR: Gian Carlo Belloti
FINALIZADORA:  Sentimental Filme
PRODUTORA VIDEO MAPPING: BijaRi
PRODUTORA DE SOM: Satélite Áudio
PRODUTOR/ MAESTRO: Equipe Satélite
LOCUTOR: Lázaro Ramos
PRODUÇÃO DIGITAL: Diego Romualdo
UX: Mayra Sasso, Fernando Henrique
TECNOLOGIA: Épico

Créditos: Adnews

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tecnologia do Futuro: evento apresenta novidades em São Paulo

Apresentar hoje a tecnologia que fará parte de nosso futuro. Este é o principal desafio do Pavilhão Amanhã, evento que promete trazer a São Paulo, entre os dias 28 e 30 de julho, algumas das mais inovadoras soluções tecnológicas desenvolvidas na Europa. De jogos interativos a soluções de saúde por telefonia celular, o público poderá conhecer aplicações que deverão aperfeiçoar sua relação com diversas facetas do quotidiano.

O evento é promovido pelo Login PT, plataforma de negócios da ANETIE (Associação Nacional de Empresas de Tecnologia da Informação e Electrônica de Portugal), que tem apoio Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, órgão da União Europeia, do Programa Operacional Factores de Competitividade e do Quadro Referência Estratégico Nacional, do Governo de Portugal.

O objetivo é desenvolver projetos que possam alavancar globalmente a economia e incentivar a inovação, criando uma ponte entre polos de desenvolvimento no Brasil e em Portugal. “As empresas de tecnologia invadiram praticamente todos os aspetos do quotidiano”, afirma António Costa, diretor da ANETIE. “Elas estão indissociavelmente ligadas ao desejo de uma economia próspera e competitiva, da preservação do ambiente e de uma sociedade mais democrática, aberta e inclusiva”.

Para exemplificar o potencial de geração de valor para todos os envolvidos, Costa relembra que algumas tecnologias que hoje alavancam negócios de sucesso, como o sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos ou o GPS com fotografias, foram desenvolvidas por empresas que participam do Login PT. “Acreditamos que podemos apresentar insumos importantes para a criação de novos negócios, além de incentivar a troca de conhecimento e a geração de novas pesquisas”, diz o diretor da ANETIE.

Créditos: Adnews

Filme da Samsung celebra a beleza do Surf

No Brasil, a relação das marcas com o esporte ainda não é madura em muitos casos. Um exemplo disso, é que várias empresas acreditam que o patrocínio se restringe a expor as suas marcas nos eventos esportivos. Em mercados mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos e alguns países da Europa, essa relação é totalmente diferente e o casamento entre a marca e o esporte, ou mesmo as relações de patrocínio, são exploradas muito além da exposição. Iniciativas como ações promocionais, de ativação ou mesmo propagandas devem caminhar juntas na estratégica de comunicação.

Um exemplo disso é o belo comercial que você verá abaixo, da Samsung. Você pode imaginar: mas o que a empresa sul-coreana tem a ver com o surf? A resposta: o patrocínio da Association of Surfing Professionals World Tour e os valores desse esporte que são relacionados com a marca. O filme fala das emoções e sensações das primeiras vezes em que se consegue pegar uma onda, segurar a prancha ou mesmo ganhar um título mundial, não importando de onde você é ou o quanto é bom.  

O anúncio inclui uma mistura de novatos e profissionais experientes como Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Gabriel Medina, Johanne Defay e Crews Mitch. As cenas foram filmadas na Islândia, Fiji, Índia e até mesmo nos subúrbios de Nova York. A trilha do comercial é um cover de "Absolute Beginners" de David Bowie, executado pela cantora Angela McCluskey.

A criação é da agência 72andSunny de Amsterdam.

Confira o filme:

Créditos: Adnews

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Água vira mídia em campanha contra o desperdício.

São Paulo vivencia uma das maiores secas de sua história. Para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cooperação na economia de água, a rede de academias Bodytech lança essa semana a campanha #CadaGotaConta.

Criada pela agência Loducca, a ação pretende surpreender as pessoas em um dos momentos em que mais se desperdiça água: o banho.

Graças a um spray especial aplicado no piso dos boxes, uma frase lembrando o problema das represas fica visível apenas quando os chuveiros são abertos. “Usamos a própria água como mídia para veicular a mensagem” diz Fabio Saboya, Diretor de Criação da Loducca.

Incentivando seus atletas, clientes e colaboradores a compartilhem vídeos e fotos da ação em redes sociais, a Bodytech objetiva fazer a campanha #CadaGotaConta ir além de suas 10 academias em São Paulo para que as pessoas lembrem de economizar também em suas casas.

Confira:

Créditos: Adnews

terça-feira, 22 de julho de 2014

NVidia anuncia tablet para jogos com tela de 8 polegadas Full HD

A NVidia revelou nesta terça-feira, 22, um novo dispositivo para a linha Shield, que até hoje contava apenas com um videogame portátil que rodava jogos de Android. Agora, a fabricante revelou o Tablet Shield, dispositivo que vem com o chip Tegra K1, o mais potente da empresa, e é compatível com um controle especial, parecido com o do Xbox 360.

Trata-se de um tablet parrudo com tela de 8 polegadas, com suporte a imagens em 1080p e uma saída mini-HDMI para quem quiser ver o jogo na TV da sala. Ao mesmo tempo, o tablet é capaz de rodar jogos que estejam sendo executados no seu PC via streaming pela rede local. Para isso, como no primeiro Shield, é necessário ter uma placa de vídeo compatível com a tecnologia.

Porém, o tablet também é compatível com o NVidia Grid, um serviço da empresa que ainda está em fase de testes, que permitiria que o usuário rodasse jogos diretamente da nuvem. Nesse caso, seria possível aproveitar jogos de PC com alta qualidade gráfica, sem notar os engasgos de hardware e as limitações que uma plataforma móvel traz.

Visualmente falando, o tablet é bem simples, bem parecido com o Tegra Note, lançado no Brasil pela Gradiente, com a diferença de ser maior. Os alto-falantes ficam na frente, com uma experiência de som melhorada, e há também uma stylus para interagir com a tela de toque sem deixá-la ensebada.

Em relação a software, a Nvidia se mantém fiel à proposta do Android quase puro, com poucas modificações e interface simples. O dispositivo já vem com aplicativos como Netflix, Hulu Plus e Evernote. A empresa também diz que o tablet é capaz de suportar conteúdo em 4K, mas com uma resolução de 1920x1200 isso não faz muita diferença.

Até o momento, são 12 jogos otimizados para o Tegra K1, incluindo Portal e Half-Life 2, recentemente transportados para o Android exclusivamente para o console Shield original. A empresa diz que estes games devem ficar mais bonitos e rodar numa taxa de quadros melhor do que no hardware do passado.

O Tablet Shield chega primeiro a Estados Unidos e Canadá, mas o lançamento é global. São dois modelos: um, mais básico, custa US$ 300, tem apenas conexão Wi-Fi e 16 GB de armazenamento; o outro vem com capacidade 4G e 32 GB de espaço interno, custando US$ 400.

Confira o vídeo:

Créditos: Olho Digital

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Virais no youtube é bom ou ruim??


O sonho da maioria das marcas que estão no Youtube é criar um viral no site de vídeos do Google. Mas será que este pensamento é o correto? Na opinião de Wagner Martins, sócio da agência 301.yt, que cobra por views, a resposta é não. Ele explicou por que pensa assim durante palestra ocorrida nesta quinta-feira (17), durante o youPIX Festival.

“Chamo esse pensamento de pós-viral”, explica. Para o economista (conhecido pelo site Cocadaboa.com e por ter sido sócio da Espalhe), o viral virou sinônimo de vídeo no Youtube. Isso foi bom para o Google e seu site, mas foi ruim para as marcas e agências. “Vamos tentar fazer um viralzinho?”, era a frase que Wagner ouvia nos briefings enviados à Espalhe. “Esse pensamento engessou muito a estratégia de criação para vídeos”, acredita.

Por que o pessoal do Galo Frito, um canal de humor com basicamente três pessoas, tem mais de 5 milhões de assinantes e o canal de Nike Futebol, com toda sua verba, tem pouco mais de 190 mil? Um dos motivos, para Wagner, é que o criador de conteúdo consegue converter mais assinantes do que um canal de marca.

“A indústria de publicidade fica venerando os virais. Pra cada lista de Top 10, posso fazer uma lista de Top Mil virais que deram errado”, explica para dizer que há algo errado quando você aposta numa estratégia que vive da exceção.

“A vida útil de um vídeo é muito maior. O jogo não é mais sobre viral, é sobre tentar acertar a ideia certa. O próprio Youtube tem mudado seu posicionamento institucional e valorizado os canais”, diz.
Wagner e sua 301 já arriscaram um formato criado especialmente para uma marca. Foi uma campanha de Skol. “Eles precisavam associar a marca com churrasco”, relata Wagner contando um pouco da concepção do case ‘Manda Brasa’, que mostrava um rapaz assar “tudo” na churrasqueira.

“Conseguimos entregar melhor do que as marcas, mas ainda não somos como os criadores”, explica falando dos resultados da campanha. “Estamos no meio. Mas acreditamos que foi um ótimo começo, se comparado a um Galo Frito, por exemplo”.

Relembre:

Créditos: Adnews

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Microsoft terá corte de até 18 mil funcionários


A Microsoft anunciou o corte de até 18 mil empregos. A redução acontecerá este ano e é a maior já ocorrida na história da empresa.

Espera-se que boa parte do corte aconteça com os funcionários da Nokia. Após a aquisição da empresa finlandesa, que foi concluída o ano passado, a Microsoft herdou cerca de 30 mil empregados. A força de trabalho global da companhia gira em torno de 127 mil pessoas.

De acordo com Satya Nadella, que assumiu o cargo de CEO da empresa no início do ano, a maioria dor trabalhadores que perderão seu posto serão notificados nos próximos seis meses. O executivo também afirmou que a Microsoft iria passar de uma filosofia de "dispositivos e serviços" para uma mais centrada em ajudar seus clientes a serem mais produtivos.

Para ver a declaração completa de Satya Nadella, clique aqui.

Via Mashable

Créditos: Adnews

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Comercial do "bomnegócio.com" com o tiririca está fora do ar...

Ontem (15) o site de classificados “bomnegócio.com” anunciou mais um de seus comerciais com alto poder de viralização, da série de personalidades irreverentes que se transformam em objetos. O personagem da vez é Tiririca, conforme noticiou o Adnews.

Acontece que a Justiça Eleitoral em São Paulo determinou que as emissoras de rádio e TV retirem do ar a propaganda estrelada pelo deputado federal do PR-SP.

A decisão do juiz Cauduro Padin atende a uma representação do próprio partido de Tiririca e o argumento é baseado no artigo 45, inciso IV, da lei 9.504/97, que tem como objetivo evitar que, a partir de 1º de julho, os veículos midiáticos privilegiem um candidato em ano de eleição.

Com a medida, o partido quer evitar uma possível sanção da Justiça Eleitoral. No Youtube, entretanto, o comercial criado pela NBS continua no ar.

O texto da liminar diz que a alegação é de que o comercial foi gravado em janeiro. Possivelmente Tiririca, o partido, a agência e o anunciante não calcularam a data de veiculação com relação a essas restrições da lei eleitoral.  

O fato é que não é a primeira campanha que o “bomnegócio.com” precisa tirar do ar neste ano. Em maio o Conar determinou a suspensão do comercial que tinha como protagonista o cantor de axé Compadre Washington. A expressão “ordinária” utilizada na propaganda foi considerada ofensiva pelo público e o conselho decidiu vetar o anúncio.

Confira o filme com Tiririca, que continua na web:

Créditos: Adnews

terça-feira, 15 de julho de 2014

Consumidores poderão criar o próprio anúncio da Nike


Se geralmente marcas como Google e Nike são consideradas por muitos como vanguardistas de suas categorias, pelo menos numa série de quesitos, evidentemente não poderiam ignorar um comportamento tão ascendente quanto poderoso: a segunda tela. Para criar uma comunicação mais interativa e colocar o consumidor “dentro do jogo”, as duas empresas acabam de se unir à Wieden + Kennedy, Mindshare e Grow em um projeto para usar o máximo da criatividade e da tecnologia em eventos esportivos ao vivo.

O projeto “Phenomenal Shot” é uma experiência imersiva em 3D que permite que os fãs do mundo todo possam participar, remixar e compartilhar os melhores momentos das partidas/ competições alguns segundos depois que eles acontecem ao vivo na TV. Simplificando a ferramenta, é como se o consumidor ganhasse a possibilidade de criar o seu o próprio anúncio e compartilhar suas criações no Google+, Facebook e Twitter.

De acordo com o Google, ao longo das últimas semanas, nove anúncios neste novo formato foram feitos e os primeiros resultados mostram que eles estão tendo um enorme sucesso com os fãs: mais de dois milhões de fãs de 200 países diferentes se envolveram com a experiência “Phenomenal Shot”, com a criação de mais de 500 mil versões diferentes de eventos que foram compartilhadas com seus amigos.

Confira a ferramenta clicando aqui.




E se você ainda não viu confira a animação da Nike "O Último Jogo

Creditos: Aenews

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Anúncio mostra única coisa que a tecnologia não irá substituir

A DTAC, empresa que fornece serviços para celulares na Tailândia, resolveu mostrar que a tecnologia ajuda, mas não é tudo na vida. 
 
Em sua nova campanha, a marca mostra um bebê chorando muito e um pai desesperado para ajudar a criança que, aparentemente, está com fome e só irá parar de chorar se a mamãe voltar do mercado e der de mamar.
 
Tentando resolver a situação, o rapaz utiliza o smartphone. Primeiro para ligar para a mamãe e tentar resolver. Depois ele abre um vídeo de um desenho animado na esperança de fazer a criança parar de chorar. Na sequência, o sujeito faz uma vídeo conferência com a mãe e mostra o rosto da moça para o bebê. Nada funciona.
 
Até que, no final, ele percebe que só há uma coisa a fazer. Criação é da Y&R da Tailândia.
 
Confira:

Créditos: Adnews

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Agora é possível dar uma volta na cidade de South Park como se você estivesse lá!


Agora é possível passear pela cidade fictícia de South Park como se você estivesse lá, usando um Oculus Rift para isso.

O projeto foi apresentado durante a edição deste ano do Festival de Publicidade Cannes Lions pela equipe de produção Tool e está disponível também para quem não possui os óculos de realidade virtual - mas, claro, sem a imersão possibilitada por eles.

Além de caminhar pelas ruas e interagir com os personagens, também é possível procurar por surpresas escondidas, como o inferno, que fica - curiosamente - dentro da igreja. Mas dá pra sair de lá com a ajuda de Saddam Hussein.

Para acessar, clique aqui.


Créditos: Olho Digital